Andreia Neto - Por Todos Nós

Conteúdo

Candidatos à Câmara Municipal

A equipa de candidatos à vereação da coligação Por Todos Nós é jovem, experiente e está muito motivada. Com uma média de idades de 41 anos e mais mulheres do que obriga a Lei da Paridade, esta equipa destaca-se pela diversidade de profissões, quadrantes políticos e ideologias dos vários elementos.




Andreia Neto

Nasceu em 1980, na freguesia de São Martinho do Campo, onde cresceu. Hoje vive em Santo Tirso com o marido e o filho.

Licenciada em Direito e exerce advocacia em Santo Tirso. Paralelamente é deputada à Assembleia da República desde 2011, tendo sido reeleita em 2015. Exerce funções como vice-coordenadora do PSD na Comissão de Assuntos Constitucionais Direitos, Liberdades e Garantias e integra a Comissão Parlamentar da Cultura, Desporto, Juventude e Comunicação Social.

É Presidente do PSD em Santo Tirso, tendo exercido funções também como dirigente da JSD em S. Martinho do Campo e Santo Tirso. Integrou a Assembleia de Freguesia de Vila Nova do Campo durante dois mandatos (2005-2009 e 2009-2013), e foi deputada à Assembleia Municipal, em 2009-2013. Atualmente é Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Distrital do PSD do Porto. Enquanto deputada à Assembleia da República sempre trabalhou para o Distrito e o Concelho que a elegeu, tendo efetuado um trabalho de proximidade com a população, instituições, escolas, associações e empresas do Município.




José Pimenta de Carvalho

José Pimenta Carvalho tem 51 anos e é licenciado em Economia. Atualmente, é gerente de um balcão de uma Seguradora.

Enquanto cidadão deste concelho, exerceu cargos de responsabilidade em várias associações e movimentos, na área da intervenção social. Foi companheiro no Rotary Club de Santo Tirso, assumindo a presidência do Clube no ano de 2003. Entre os anos 2006 e 2011, assumiu o cargo de vogal na Direção da ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso).

José Pimenta Carvalho foi ainda membro da JSD de Santo Tirso, integrou diversas Comissões Políticas Concelhias do PSD, tendo também ocupado o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia da Secção Concelhia do PSD. Integrou o executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso, na qualidade de Vereador sem pelouros atribuídos, nos anos de 1995 a 1997.




Carlos Valente

Carlos Valente, de 57 anos, reformado do ramo bancário. Foi, entre 2001 a 2013, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves. Atualmente, terminado o seu mandato, assumiu a Presidência da AHBVVA (Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves). Foi ainda Secretário e Vice-presidente da Direção da ACIST (Associação Comercial de Santo Tirso). Ocupou também várias funções no CD das Aves, tendo terminado os dois últimos mandatos como Presidente adjunto da Direção.

O seu perfil dinâmico também se evidencia pela participação como sócio de várias associações de Vila das Aves, o que demonstra o seu bairrismo e amor a Vila das Aves: a Associação Avense, o Grupo Etnográfico das Aves, o Rancho Santo André de Sobrado, o Clube Amadores de Pesca de Vila das Aves, a ARVA (Associação de Reformados de Vila das Aves, e o Moto Clube Campense. Atualmente é ainda Presidente da Assembleia Geral da AVES SOLIDÁRIA.




Sofia Roriz

Sofia Roriz tem 46 anos e reside em Santo Tirso com o marido e o filho. É, desde 2005, Vereadora sem Pelouro da Câmara Municipal de Santo Tirso e, desde 2015, coordenadora do Movimento das Mulheres Social Democratas de Santo Tirso.

Doutorada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Sofia Roriz é atualmente, paralelamente ao trabalho como Vereadora na Câmara Municipal de Santo Tirso, Chefe da Divisão de Fomento Desportivo e da Divisão da Juventude da Câmara Municipal da Maia. Em 2014 foi membro da Comissão Organizadora e da Comissão Executiva da “MAIA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2014”. Durante vários anos foi também docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.




Ricardo Rossi

Ricardo Rossi, de 37 anos, vive com a mulher e o filho em Santo Tirso, local onde nasceu.

Formado em Gestão de Empresas, atualmente trabalha como administrador de uma empresa de medicamentos veterinários.

É membro da Assembleia Municipal, e Presidente do CDS Santo Tirso desde 2010, tendo, antes disso, sido Presidente da Juventude Popular de Santo Tirso entre 1998 e 2002 e Vice-presidente da Distrital deste grupo entre 1999 e 2001.

Foi ainda membro e Presidente Comissão Administrativa do FC Tirsense.




Nuno Martins

Nuno Martins tem 38 anos e é natural de Vilarinho.

É licenciado em Engenheira de Materiais pela Universidade do Minho e atualmente trabalha numa multinacional americana, onde ocupa o cargo de Supervisor da Península Ibérica.

Em 2005 e 2009 encabeçou a lista do PSD à Junta de Freguesia de Vilarinho, assumindo o seu lugar como membro da Assembleia de Freguesia onde, durante 8 anos, defendeu com dedicação e afinco os interesses de Vilarinho e dos Vilarinhenses.




Maria de Anunciação Monteiro

Maria de Anunciação Monteiro é licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É professora no Instituto Nun'Alvares (INA) nas Caldas da Saúde há 35 anos.

Coordenadora do Ensino Secundário no Instituto Nun'Alvares (INA) nas Caldas da Saúde.






José Duarte Malheiro

José Duarte Malheiro tem 40 anos e vive com a mulher e as duas filhas em Santo Tirso, na sua terra natal. Atualmente é gerente de uma loja imobiliária.

Paralelamente à vida profissional, na vida política dedicou-se ao seu concelho.

É Vice-presidente do CDS Santo Tirso e foi secretário da Junta de Freguesia de Santo Tirso durante 4 anos, entre 2009 e 2013.




Ricardo Dinis-Oliveira

Ricardo Dinis Oliveira é Professor Universitário do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Investigador do UCIBIO - Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde. É Coordenador de Licenciaturas e Mestrado em Ciências Forenses e Ciências Biomédicas do IUCS-CESPU, Presidente da Associação Portuguesa de Ciências Forenses e Vice-presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo do Abuso e Negligência. É ainda Doutorado em Toxicologia, tem o Título de Doutoramento Europeu, Pós-graduação pelo Curso Superior de Medicina Legal e atual Diretor, Pós-doutorado em Toxicologia, Agregação em Ciências Forenses pela FMUP e Formador de Professores em Ciências da Saúde. É autor de mais de 100 artigos publicados em revistas internacionais, de 30 capítulos de livros e de 3 livros do ensino superior e de 4 patentes. Pertence ao corpo editorial de várias revistas científicas internacionais, nas áreas da Medicina Legal, Farmacologia, Toxicodependências e dos Cuidados Intensivos.




Catherine Pereira

Catherine Pereira, natural da Agrela, é licenciada em Relações Públicas.

É, desde 2009, Diretora do Serviço de Comunicação e Imagem do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E desempenhando, entre outras, funções de assessoria de imprensa.

Para além deste cargo, é redatora na Revista “Gestão Hospitalar” da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), sendo também, muitas vezes, convidada para apresentar eventos em diferentes áreas.




Paulo Dinis

Paulo Dinis é casado, pai de três filhos, e vive em Santa Cristina do Couto com a sua família. É licenciado em Direito e tem ainda uma pós-graduação em Ciências Jurídico-processuais.

É Presidente da Direção Executiva do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa. Foi Diretor Executivo da PROFISOUSA (Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa) e Diretor do Departamento de Formação Profissional da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, entre outros cargos.

A sua proatividade é patente no seu envolvimento com a comunidade. É sócio fundador da Associação “Amar Santo Tirso” e membro do Cluster “Formação para Inovação Tecnológica e Empresarial”, da rede de Centros de Recursos em Conhecimento.




Tiago Orlando Moreira

Tiago Orlando Moreira tem 34 anos e nasceu em Santo Tirso, onde ainda reside. É Engenheiro Ambiental e no decorrer do seu percurso profissional já foi Diretor de Departamento de Ambiente e de Produção em duas empresas da Indústria Transformadora da Região Norte, estando atualmente a trabalhar para uma Multinacional sediada em Vila Nova de Famalicão. É ainda conselheiro Ambiental de algumas empresas locais.

É conhecido pela sua participação ativa na vida associativa do concelho. Fez parte do grupo de Coordenação Nacional do Projeto Limpar Portugal, tendo impulsionado várias iniciativas de limpeza de florestas, criou o Núcleo da LandMania Clube Portugal em Santo Tirso e há 3 anos que faz parte do Departamento Ambiental da Junta de Núcleo Norte do Corpo Nacional de Escutas. Foi ainda impulsionador do Blogue Ambiente Santo Tirso e é, desde 2014, cronista num jornal local.




Cláudia Almeida

Cláudia Almeida tem 39 anos e vive em Sequeirô.

É licenciada em enfermagem desde 2000, e desempenhou funções de enfermeira no serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Médio Ave – Unidade de Santo Tirso de 2000 a 2010.

No ano de 2010, transfere-se para o ACES Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa, onde desempenha até ao presente funções de Enfermeira na Unidade de Cuidados na Comunidade de Santo Tirso, participando em diversos projetos de prevenção e promoção da saúde na comunidade.




Manuel Monteiro

Manuel Monteiro tem 46 anos e vive na freguesia da Agrela. É pós-graduado em Economia e Gestão de Serviços de Saúde e Doutorando na área dos Sistemas de Informação Hospitalares. Em 2015 foi reconhecido como "CIO of the YEAR".

É membro do Conselho Executivo num projeto para construção de um hospital nos Açores. Como empresário, fornece serviços a vários hospitais na Europa. É membro do Conselho Consultivo da organização internacional CIONET. Foi membro do Conselho de Gestão do Hospital-Escola Fernando Pessoa e docente em várias instituições de ensino superior.




Abílio Lima

Abílio Lima é natural de Santo Tirso, tem 42 anos, é casado e tem uma filha. É licenciado em Engenharia Agronómica/Agrícola e Assessor Técnico da Confraria de Nossa Senhora do Monte do Sameiro, na área dos Jardins, Floresta e Matas. Além disso, é Coordenador e Orientador de Estágios no âmbito do Projeto de mobilidade "Eramus +", nas áreas de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Agroturismo, Jardinagem, Talhos, Topografia e Geodesia.

Abílio Lima colabora ainda em vários jornais locais e online e na rádio Voz do Basto, debruçando-se sobre Assuntos Europeus, Agricultura e Desenvolvimento Rural.




Quitéria Roriz

Quitéria Roriz tem 29 anos e é natural da freguesia de Burgães.

É licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto, e trabalha como Assistente Social na ASAS (Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso), há 8 anos.

Membro da JSD de Santo Tirso, e de várias outras associações, é uma jovem dinâmica, atenta e preocupada com o percurso e destino do seu concelho.




Henrique Gonçalves

Henrique Gonçalves é natural de Santo Tirso, onde vive com a mulher e o filho. É licenciado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pós-graduado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Atualmente é líder de desenvolvimento na maior empresa distribuidora de satélite e fibra em Angola e Moçambique. Trabalhou, também, na área de informática em várias empresas de renome. Adepto do associativismo, integrou a camada jovem da família rotária tirsense, clube sem fins lucrativos de serviço à sociedade local e mundial, tendo sido ainda presidente do Clube Interact.




Sara Almeida

Sara Almeida tem 41 anos e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mais tarde, concluiu uma pós-graduação em Ciência, Cultura e Comunicação. Posteriormente, tornou-se mestre em Estudos Anglo-Americanos e concluiu um ano curricular do Doutoramento em Estudos Anglo-Americanos, na mesma universidade. Atualmente exerce funções de docente de Português e Inglês no Colégio de Lourdes, desde o ano 2000.

Já foi membro de comissões políticas da JSD e do PSD e integrou o executivo da Junta de Freguesia de Santo Tirso, pelo PSD, entre 2001 e 2009.