Andreia Neto - Por Todos Nós

Conteúdo

Andreia Neto quer autarquia parceira da “Escola”

Candidata à Câmara apresentou compromissos no campo da educação

2017-09-14
Andreia Neto quer autarquia parceira da “Escola”
“Um município que trabalhe em conjunto com as instituições de ensino para criar uma política educativa sólida, que responda às necessidades e aspirações dos seus munícipes e às necessidades das empresas sediadas no concelho”. É assim que Andreia Neto, candidata à autarquia de Santo Tirso, perspetiva a ação da Câmara Municipal.
Na passada terça-feira, em conferência de imprensa, a candidata da coligação Por Todos Nós, apresentou o projeto da coligação para o campo da Educação e Formação. Projeto este que assenta na defesa da Câmara como “um parceiro ativo das instituições de ensino, dos alunos de todas as idades, e dos agentes de emprego”.

Para a candidata a autarquia tem "duplo papel, no domínio infraestrutural e no domínio social. Infraestrutural para que a escola tenha as melhores condições materiais para alunos e professores. Social na defesa do apoio aos pais para que todos os alunos tenham condições iguais de aprendizagem".

No âmbito social, Andreia Neto anunciou como compromisso ajudar todos os alunos com dificuldades económicas, de todos os graus de ensino. Andreia Neto garante que ao entrar em funções, irá implementar uma verba de quarenta euros por aluno destinada ao apoio à compra de material escolar. Compra que terá de ser feita no comércio do concelho.

Outra prioridade será a ocupação de tempos livres extra-aulas. "As novas realidades laborais de hoje trazem novas exigências aos pais e famílias, e por isso que queremos proporcionar às famílias com filhos em idade escolar, a facilidade e comodidade de alongar o período de ocupação de tempos livres". A medida que intitulou de "Prolongamento da Escola", assenta na criação de atividades multidisciplinares para crianças, no aumento de recursos humanos de apoio nas escolas, no estimulo do aparecimento de empresas de Ocupação dos tempos livres.


“AUTARQUIA TEM DE IR MAIS LONGE”

Andreia Neto afirmou que "a Câmara não deve apenas assumir as funções que lhe estão legalmente confiadas pela Administração Central. Deve tentar dar resposta a outros desafios". Para o fazer, apresentou 3 eixos estratégicos de atuação:

Criação de uma Rede Concelhia para a Educação
Andreia Neto explicou que rede será fundamental para "desenvolver a atuação municipal de forma transversal e coordenada", "ligando a autarquia aos vários agentes educadores, à sociedade civil e aos agentes empregadores".

Estratégia de Atração do Ensino Pós-Secundário
"Temos de assumir, sem rodeios, falsas modéstias ou receios, a atracão para o concelho de atividades diretamente relacionadas com Universidades nacionais e estrangeiras, colocando Santo Tirso na rede universitária, politécnica e da investigação", afirmou Andreia Neto.

Diálogo com Empresas e Agentes Empregadores
"As nossas apostas na área da educação servirão também de apoio ao tecido empresarial local, ao termos no nosso concelho mais mão-de-obra e mais qualificada, e como forma de reduzir substancialmente os custos de contexto na atração de novos investimentos", disse.

Adicionar comentário